A Semana de Intervenção Pedagógica da escola aconteceu em um tempo-espaço com ações diferenciadas daquelas já realizadas em sala de aula durante o ano letivo. O corpo docente dedicou-se, com profundidade, à intervenção pedagógica em uma ação educativa diferenciada.
Ao longo da semana foram organizadas atividades de acolhimento para receber os estudantes, os incluindo em todas as ações e também dando oportunidades e autonomia a eles para que criassem um ambiente acolhedor, lúdico e propício à aprendizagem.
●
Apresentação das regras e da dinâmica do jogo.
●
Jogo em equipe, onde um estudante descreve uma palavra
e os outros tentam adivinhar.
● Discussão sobre a importância da comunicação clara e da associação de conceitos.
JOGO: Eu sou
Objetivo: Estimular a expressão oral, a criatividade e o vocabulário.
Atividades:
●
Explicação das regras e dinâmica do jogo.
● Rodadas
de prática, onde cada grupo terá um tempo limitado para descrever e adivinhar
palavras e ações.
● Discussão pós-jogo sobre estratégias de comunicação e vocabulário utilizado.
JOGO: CANCAN
Objetivo: Desenvolver habilidades de
contagem, estratégia e operações básicas.
Atividades:
●
Explicação das regras do jogo CANCAN, que envolve
operações matemáticas simples.
●
Prática em rodadas de jogo, onde os estudantes devem
resolver problemas matemáticos para avançar no tabuleiro.
● Discussão após o jogo sobre estratégias utilizadas e revisão dos conceitos matemáticos abordados.
JOGO: LUDO
Objetivo: Reforçar conceitos de
contagem, probabilidades e estratégia.
Atividades:
● Instruções sobre as regras do Ludo e sua mecânica.
●
Prática em grupo, onde os estudantes usam dados para
mover suas peças no tabuleiro.
●
Reflexão sobre como as decisões estratégicas e a
contagem podem influenciar o resultado do jogo.
Ø
Atividades sobre fato e opinião
"A Mona Lisa – Imagens –
é um dos textos que mais apresenta releituras, exemplificando a relação de pontos de intertextualidade com a obra original. Nas duas imagens anteriores, é possível reconhecer a referência ao quadro de Leonardo da Vinci — a posição das mãos, a paleta de cores, o cabelo, a posição do corpo, entre outros detalhes. Percebe-se que, mesmo com tantas semelhanças, os dois textos apresentam novos sentidos para a imagem, cada um com sua assinatura específica."-
Apresentar diferentes triângulos
aos alunos verificando se os mesmos sabem classificá-los quanto aos ângulos e
lados. pedir que eles desenhem no chão da quadra, em fileiras diferentes,
triângulos isósceles/acutângulos e equidistantes.
Convidá-los para experimentar a ginga da capoeira utilizando o triângulo como a base para o movimento.
Análise de poemas, textos e histórias.
Batalha de rimas e produção de paródias,
- Contação de histórias.
Construção de gráficos
- Preferências de Alimentos em uma Turma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário