terça-feira, 9 de julho de 2024

SEMANA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

 A Semana de Intervenção Pedagógica da escola aconteceu em um tempo-espaço com ações diferenciadas daquelas já realizadas em sala de aula durante o ano letivo. O corpo docente dedicou-se, com profundidade, à intervenção pedagógica em uma ação educativa diferenciada.

Ao longo da semana foram organizadas atividades de acolhimento para receber os estudantes, os incluindo em todas as ações e também dando oportunidades e autonomia a eles para que criassem um ambiente acolhedor, lúdico e propício à aprendizagem.


































































































































































































Atividade: bingo da porcentagem. Jogo que auxilia os alunos a aprender de forma dinâmica e divertida o cálculo de porcentagens de uma quantidade. A execução do jogo é similar a de um bingo comum, no entanto, os alunos precisam desenvolver corretamente os problemas de porcentagem para, em seguida, marcar os números na cartela de bingo.

JOGO: Mega Senha
Objetivo: Reforçar o vocabulário, a associação de ideias e a expressão verbal.
Atividades:

        Apresentação das regras e da dinâmica do jogo.

        Jogo em equipe, onde um estudante descreve uma palavra e os outros tentam adivinhar.

        Discussão sobre a importância da comunicação clara e da associação de conceitos.

JOGO: Eu sou

Objetivo: Estimular a expressão oral, a criatividade e o vocabulário.

Atividades:

     Explicação das regras e dinâmica do jogo.

     Rodadas de prática, onde cada grupo terá um tempo limitado para descrever e adivinhar palavras e ações.

     Discussão pós-jogo sobre estratégias de comunicação e vocabulário utilizado.


JOGO: CANCAN

Objetivo: Desenvolver habilidades de contagem, estratégia e operações básicas.

Atividades:

        Explicação das regras do jogo CANCAN, que envolve operações matemáticas simples.

        Prática em rodadas de jogo, onde os estudantes devem resolver problemas matemáticos para avançar no tabuleiro.

        Discussão após o jogo sobre estratégias utilizadas e revisão dos conceitos matemáticos abordados.


JOGO: LUDO

Objetivo: Reforçar conceitos de contagem, probabilidades e estratégia.

Atividades:

                  Instruções sobre as regras do Ludo e sua mecânica.

        Prática em grupo, onde os estudantes usam dados para mover suas peças no tabuleiro.

        Reflexão sobre como as decisões estratégicas e a contagem podem influenciar o resultado do jogo.

Ø Atividades sobre fato e opinião

  "A Mona Lisa – Imagens –

 é um dos textos que mais apresenta releituras, exemplificando a relação de pontos de intertextualidade com a obra original. Nas duas imagens anteriores, é possível reconhecer a referência ao quadro de Leonardo da Vinci — a posição das mãos, a paleta de cores, o cabelo, a posição do corpo, entre outros detalhes. Percebe-se que, mesmo com tantas semelhanças, os dois textos apresentam novos sentidos para a imagem, cada um com sua assinatura específica."-

 

Apresentar diferentes triângulos aos alunos verificando se os mesmos sabem classificá-los quanto aos ângulos e lados. pedir que eles desenhem no chão da quadra, em fileiras diferentes, triângulos isósceles/acutângulos e equidistantes. 

Convidá-los para experimentar a ginga da capoeira utilizando o triângulo como a base para o movimento.

 Análise de poemas, textos e histórias.

Batalha de rimas e produção de paródias,

- Contação de histórias.

Construção de gráficos

- Preferências de Alimentos em uma Turma:

Escolher 6 alimentos, fazer a pesquisa e montar o gráfico utilizando porcentagem. Gráfico de
setores

- Horas de Uso de Dispositivos Eletrônicos por Dia:

Fazer uma pesquisa com os colegas da turma e montar um gráfico com os dados numéricos,
gráfico em linhas.

- Plataforma de Jogos Preferida em uma turma:

Fazer uma pesquisa e montar um gráfico de barras com os dados

Os estudantes serão encaminhados até a fonte de água presente no pátio da escola,
local no qual será trabalhado, primeiramente, a importância da água como um bem comum e
essencial para a vida. Na sequência, serão coletados dados a respeito da largura (ou
circunferência) e profundidade do poço ali presente, além disso, com o recurso de um
recipiente de 2 litros (garrafa PET), será feito o teste de vazão da água da fonte. (15 minutos).

Serão realizados os cálculos sobre a dimensão e a capacidade de armazenamento de
água do poço e a operação numérica sobre a vazão da fonte. (25 minutos)









Nenhum comentário:

Postar um comentário